Atualmente, 35% de todo o consumo de energia do planeta é da responsabilidade do setor dos edifícios, sendo a maioria das emissões de carbono referentes às necessidades de aquecimento e arrefecimento. 

Estas necessidades existem principalmente pela deficiência na construção, o que se traduz em casas muito frias no inverno ou muito quentes no verão, com graves problemas de humidades, bolores, ar saturado e desconforto generalizado. No entanto, também pela parte de projeto, pois muitos problemas poderiam ser evitados. 

Por isso, na Homestories a nossa maior preocupação é projetar de forma mais eficiente para tornar as nossas casas e edifícios mais independentes da utilização de combustíveis fósseis, garantido um melhor conforto térmico e acústico, saúde, sustentabilidade e poupanças.

Passive House

Encontrámos na Passive House a resposta para o caminho que queríamos seguir enquanto atelier de arquitetura e contribuir desta forma para um mundo mais sustentável, garantido qualidade para quem procura os nossos serviços.

princípios

Passive House

Uma Passive House não é um sistema construtivo nem um tipo específico de arquitetura, é um conjunto de princípios baseados na física das construções e na implementação de critérios de rigor e grande desempenho. Estes princípios focam-se essencialmente em cinco pontos:

ISOLAMENTO TÉRMICO

O isolamento térmico de toda a envolvente do edifício, desde paredes, lajes e coberturas, deve cumprir as espessuras indicadas para cada caso nas normas Passive House. Só assim conseguimos garantir um correto isolamento de todo o edifício. 

PONTES TÉRMICAS

As pontes térmicas podem comprometer o comportamento do edifício, por serem pontes de acumulação de humidade, influenciando a climatização e qualidade do ar. Por isso, idealmente, o desenho do edifício deve evitar a existência de pontes térmicas. 

ESTANQUIDADE AO AR

O edifício não deve ter qualquer fuga ou saída de ar, isto inclui tudo o que sejam grelhas de ventilação, chaminés e saídas de exaustores e extratores para o exterior. Esta estanquidade é que nos garante a qualidade e temperatura do ar interior.

VENTILAÇÃO MECÂNICA

A ventilação da casa é muito importante e, estando a casa estanque, esta ventilação fica garantida por um sistema que automaticamente irá fazer a gestão de todo o ar, de forma a extrair o ar saturado e insuflar ar limpo, previamente temperado com o ar existente, de forma a manter a temperatura de conforto.

JANELAS EFICIENTES

As janelas e portas devem ser certificadas para Passive House, têm de cumprir os valores de condutibilidade térmica exigidos, ter o espaçador entre o vidro e caixilho em PVC e ter uma instalação estanque, por norma na camada de isolamento térmico. 

Tudo isto aliado a um desenho de arquitetura funcional, para que todos estes elementos funcionem de uma forma mais eficiente, agregados a uma boa construção, que garante o cumprimento de todos os requisitos do projeto.

Porquê construir uma Passive House?

Saúde e Conforto

Numa Passive House podemos usufruir de um ótimo conforto térmico e uma constante qualidade do ar interior. Por isso, conseguimos ter uma qualidade de vida superior e beneficiar a nossa saúde

acessível

O preço de construção pode ser semelhante ao de um edifício convencional. Além disso, uma Passive House torna-se a longo prazo mais económica, devido às reduzidas necessidades energéticas e de manutenção.

Eficiência energética

A Passive House é o mais elevado padrão de poupança energética a nível mundial. Comparativamente aos edifícios tradicionais, as poupanças de energia podem variar entre os 75 e os 90%.

sustentabilidade

Numa Passive House há uma redução drástica das emissões de CO2 e as baixas necessidades energéticas facilmente podem ser substituídas por fontes de energia renováveis.

CERTIFICAÇÃO

Para ter uma Passive House, além de cumprir todos os pontos mencionados, é preciso certificar que na construção nada falha, sendo por isso tão importante o acompanhamento por um profissional certificado. Este controlo irá garantir que todos os pontos foram cumpridos e testados com o Blower Door Test, que é um teste realizado por meio de um ventilador na porta da entrada que nos irá mostrar se a casa está completamente estaque e cumpre com os valores exigidos por uma Passive House.

 

A certificação que um edifício é Passive House ou atinge a norma Passive House requer a verificação de um conjunto de itens.

Tânia Martins

Para mais informações sobre Passive House pode consultar: